Voltar ao inícioHome Fale conoscoContatoMapa do siteMapa do Site

Workshop aborda a Gestão de Padarias

O mundo das padarias está enfrentando uma forte transformação. O segmento está procurando um espaço no mercado do varejo, situando-se como uma loja de bairro e ocupando um espaço importante na área de alimentação – seja nas breves refeições, como café da manhã e lanches, ou nas refeições mais completas, como o almoço.

Os grandes desafios e mudanças que o setor enfrenta faz com o que o empresário também se transforme. A necessidade de profissionalizar a gestão do negócio é urgente. Não cabe mais amadorismo, falta de controle e de planejamento a médio e longo prazo.

Neste contexto, a ECD Consultoria e a Maxi Foods, com apoio da revista Padaria Moderna, estão lançando o primeiro workshop “Gestão de Padarias – Conceituando as novas padarias”, composto por dez palestras com especialistas, distribuídas em quatro módulos: Padaria e Mercado; Gestão; Oportunidades e Empresarial.


No primeiro módulo, serão analisados temas como o papel da nova padaria no mercado de consumo e os principais números do setor para, no módulo de gestão, entrar com palestras de organização, recursos humanos, compras, marketing e equipamentos.

No módulo seguinte, serão analisadas as novas oportunidades de lucro dentro da padaria e, para encerrar, no quarto módulo haverá a apresentação de um case de sucesso, com a padaria Dona Deôla, e a palestra de um especialista no mercado financeiro, que mostrará aos empresários como os fundos de investimento começam a observar com interesse o setor de panificação como uma alternativa atrativa de investimento.

 

Módulo I: Padaria e Mercado


O seminário será aberto com a palestra ‘Evolução das padarias e tendências: que abordará, em duas etapas, as tendências do setor e hábitos de consumo, além dos dados de crescimento e expectativas futuras para a panificação. A palestra será ministrada por Augusto Cezar de Almeida, profissional com 22 anos de experiência na cadeia do trigo, além de experiência no setor de panificação, através de empresas como: Grupo J. Macedo, Bunge Alimentos (moinhos), Prozyn (ingredientes), etc.

A segunda etapa do módulo será ministrada por Enzo Donna, que abordará o food service dentro do segmento de padaria, bem como o presente e as tendências para o futuro. Enzo Donna é empresário, administrador de empresas e sócio diretor da operadora logística Fast & Food Brasil. Também é diretor da ECD Consultoria em Food Service, e trabalhou em empresas como Bunge, Bertin, além de autor de artigos para revistas como Food Service News, Cozinha Profissional e comentarista do programa de Food Service TV, com o chef Alan Espejo.


Módulo II: Gestão

 

O segundo módulo do workshop será aberto pelo engenheiro de produção, Flávio Del Nero, que fará uma palestra focada em planejamento e estratégias gerenciais, que são responsáveis pela lucratividade e o sucesso de uma padaria.

Na segunda parte do módulo, a palestra será ministrada por Cássio Brigide, que abordará o tema ‘Suprimentos: padaria bem abastecida com estoque controlado’, mostrando aos participantes como escolher e avaliar fornecedores; programar compras; controlar desperdícios; quais os softwares disponíveis no mercado para controlar melhor o seu estoque, etc.

Numa padaria, a parte estrutural também é muito importante para o sucesso do negócio. A palestra sobre ‘Equipamentos: a escolha correta é a lucratividade garantida’, será a terceira palestrante do módulo. Durante o encontro, o engenheiro de produção, André Luiz Rosa Rezende, abordará temas como: quais os equipamentos imprescindíveis na hora de montar ou renovar a cozinha da sua padaria?; qual o número correto de equipamentos a ser utilizado, conheça os últimos lançamentos do mercado, as tendências para as cozinhas do futuro, além de dicas de como comprar equipamentos a melhores preços. 

Escolher bem os funcionários também é um fator de sucesso em qualquer negócio, e no ramo de padarias não é diferente. ‘Recursos Humanos: o reflexo do bem-estar dos colaboradores sobre os resultados do negócio’, será o próximo tema abordado pelo workshop. O palestrante será Fernando da Mata, psicólogo, que trará um pouco de reflexão sobre a conduta do empresário e a do seu colaborador no dia-a-dia de trabalho, e de como esse ambiente se reflete na satisfação da clientela.

Assim como em qualquer negócio, elaborar um eficiente planejamento de marketing contribui, em muito, para o sucesso da empresa, e no setor de panificação, não é diferente. A palestra ‘Marketing: um novo conceito de padaria’, será ministrada por Enzo Donna, e abordará questões como: como obter uma comunicação com o cliente através do sistema delivery; como fortalecer a marca através do uso ativo do cadastro; divulgação de produtos & serviços, etc.

 

Módulo III: Oportunidades

 

O terceiro módulo do seminário será aberto a nichos que hoje são oportunidades lucrativas dentro das padarias, porém, ainda pouco aproveitados pelos empresários do setor. Também ministrada por Augusto Cezar, a palestra ‘Confeitaria’ apontará os benefícios deste segmento para as padarias. 

Na segunda palestra do módulo, a palestra: ‘Cardápio: muito mais do que um pingado e uma fatia de pão!’, será ministrada por André Boccato, fotógrafo e jornalista, que tornou-se chef e uniu a paixão pelas letras, fotos e panelas num projeto apetitoso: a Editora Boccato, no mercado há 17 anos. Hoje, as padarias oferecem muito mais opções, do lanche rápido ao almoço completo, e o encontro responderá a dúvidas como: de que forma adaptar as novas opções ao menu sem perder as características das tradicionais padarias?; a introdução do café-da-manhã, do almoço, do chá da tarde e do jantar como novos serviços de uma padaria; qual a melhor maneira de se apresentar o cardápio do espaço “restaurante”; chamando a atenção do público-alvo para essas novas opções, sem perder as vendas dos outros setores do estabelecimento, como a de pães, frios e dos produtos da mercearia, etc.

 

Módulo IV: Empresarial


O último módulo será aberto com um case de sucesso. O depoimento será dado por Antonio Mirandez, empresário, sócio diretor da rede de padarias Dona Deôla, que contará, em 15 minutos, breve história de seu empreendimento. 

E, encerrando o workshop, o palestrante Marcelo Franca ministrará a palestra ‘Padarias: oportunidades para investidores’, que mostrará aos empresários como os fundos de investimento começam a observar com interesse o setor de panificação como uma alternativa atrativa de investimento.

 

Serviços:
Gestão de Padarias – Conceituando as novas Padarias

Quando: dia 14 de maio de 2008.

Onde: Centro de Eventos e Negócios de São Paulo

Endereço: Rua Rui Barbosa, 422 – Bela Vista – São Paulo – SP

Horário: das 8h30 às 20h00

Valor: R$ 150 reais por pessoa

e-mail: larisse@ecdfoodservice.com.br

Mais informações: www.ecdfoodservice.com.br

Tel: (11) 4786-1952

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

Padaria Moderna
tel.: (11) 5575-8870 | e-mails: comercial@padariamoderna.com.br - contato@padariamoderna.com.br
Rua Carlos Petit, 431 - Vila Mariana - São Paulo/SP

utilizadores online
  Nipotech