Voltar ao inícioHome Fale conoscoContatoMapa do siteMapa do Site

Fipan acontece esta semana em São Paulo

     Com público esperado em cerca de 54 mil visitantes, acontecerá entre os dias 20 e 23 de julho, a FIPAN 2010 – Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos –, no Expo Center Norte, em São Paulo, com duas atrações a mais em relação à feira do ano passado. “Sediaremos o final da Primeira Copa Paulista de Panificação e Confeitaria, concurso de onde sairá os seis melhores profissionais de panificação e confeitaria do estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, apresentaremos a nossa escola técnica móvel, que iniciará os seus cursos no mês de agosto, nos bairros mais afastados de todas as regiões de nossa cidade”, diz Antero José Pereira, presidente do SINDIPAN-AIPAN-IDPC-SP, entidades promotoras do evento.

  A Copa Paulista de Panificação e Confeitaria já está acontecendo em todo o estado de São Paulo e se inscreveram para concorrer seis entidades. “A AIPESP – Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de São Paulo –, com a coordenação técnica do IDPC – Instituto de Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria – reuniu panificadores e padeiros pertencentes às entidades do ABC – Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria do Grande ABC; de Araraquara – Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Araraquara e Região; de Bauru e região – Sindicato de Panificação de Bauru e região; de Piracicaba – Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de Piracicaba; de Santos – Sindicatos da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santos e de São Paulo – Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo e em todas elas, estão sendo selecionadas as melhores receitas em duas categorias: Pão Especial Integral/Funcional ou de Fibras Recheados e Bolos, Tortas e Torteletas Doces”, continua ele.

  Patrocinada pelo SINDUSTRIGO – Sindicato da Indústria do Trigo do Estado de São Paulo, a Copa Paulista de Panificação tem como principal objetivo premiar a inovação e a criatividade dos empresários e profissionais do setor. “O nosso estado possui, atualmente, 12.764 panificadoras e confeitarias que representam, juntas, um faturamento de R$ 5 bilhões por ano e geram 170 mil empregos diretos. É um setor que se encontra em constante aprimoramento de sua atividade, sempre implementando novas tecnologias, modificando métodos administrativos e ampliando produtos e serviços que são oferecidos aos clientes. A organização da Copa Paulista de Panificação – e o fato de levarmos a sua final para acontecer nos dias 22 e 23 de julho, na FIPAN 2010 – é uma maneira de registrarmos o nosso apoio a todo esse trabalho que leva o pão nosso de cada dia à mesa de milhares de paulistas e é, sem sombra de dúvida, o alimento que está presente em todas as classes sociais do nosso estado e País”, continua o presidente.

  O concurso premiará os primeiros, segundos e terceiros lugares nas duas categorias acima, com valores em dinheiro, aos funcionários das panificadoras e aos empresários do setor que forem eleitos como os donos das melhores receitas. “É um estímulo para que esse concurso se repita durante vários anos, fortalecendo o nosso setor, cujas padarias são diferenciadas em todo o País e até em relação às existentes no Exterior”, diz Antero.

  A Copa Paulista de Panificação acontecerá nos 500 m2 na arena reservada ao PANCONFEST – Festival de Panificação e Confeitaria, que está na sua sétima edição e que possui toda a infra-estrutura – espaços com maquinários completos – para o desenvolvimento de cada receita desde o seu início até sua finalização e apresentação aos jurados.

Escola móvel

  A FIPAN 2010 também marcará mais uma conquista do SINDIPAN-AIPAN-IDPC-SP. Nela, será lançada a I Escola Móvel Técnica de Panificação e Confeitaria, de propriedade das entidades, que estará em funcionamento, a partir da primeira semana de agosto. “É um sonho que estamos tentando realizar a tempos, já que muitos de nossos alunos reclamam da distância que precisam percorrer depois de um dia de trabalho a fim de se especializarem, ou mesmo, requalificarem o trabalho que executam. Com a Escola Móvel, levaremos o aprendizado básico de panificação e confeitaria, além de cursos especiais como Decoração de Bolos e Tortas, Tabua de Frios, Pizzas, Higiene e Manipulação de Alimentos, entre outros, em bairros afastados de São Paulo para que todos os funcionários de padarias possam aprender e se profissionalizar, qualificando, cada vez mais, os produtos oferecidos nas padarias da cidade”, informa o presidente.

  Montada na carroceria de um caminhão, a escola móvel é dividida em salas teóricas e práticas, com um espaço que funcionará para produção das receitas ministradas em sala de aula. “Esse é o início de um projeto que deverá crescer e auxiliar muito a profissionalização nas padarias, um comércio que só no ano passado cresceu 6%”, diz Antero.

  A FIPAN 2010 reunirá em 36 mil m2 de área de exposição, 300 expositores, com cerca de 400 marcas de produtos, entre acessórios, alimentos, bebidas, embalagens, equipamentos para cozinha, maquinários, matérias primas, serviços, transporte, uniformes, energia, atacadistas e distribuidores. “A FIPAN tem tido um crescimento anual contínuo em torno de 15% e é o único evento de panificação realizado no Brasil, com visitação de todos os estados brasileiros, além de uma forte visitação internacional – no ano passado, tivemos visitantes de cerca de 40 países. Na feira, encontram-se estandes das maiores feiras de panificação do mundo – IBA, Alemanha, Europain (França), Intersicop (Espanha), IBIE (EUA) e Mexipan (México)”, continua o presidente.

  Promovida pela maior entidade patronal de panificação e confeitaria do mundo – SINDIPAN-AIPAN-SP, a FIPAN 2010 ainda terá mais novidades. “Pela primeira vez na história da Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos, teremos a Rodada de Negócios SEBRAE/SP-FIPAN, uma reunião de compradores (empresários do setor) e vendedores (empresas fornecedoras) que, através de reuniões agendadas com antecedência, propiciará a geração de contatos e a expansão de negócios, o Ciclo de Palestras FIPAN/IDPC, com foco no desenvolvimento e atualização profissional aberta a todos os visitantes da feira e a SIA – Salão da Indústria de Alimentos, exposição que reunirá fornecedores diretos e indiretos que atuam nas áreas de panificação, confeitaria, biscoitos, pizzas, massas, sorvetes e chocolates”, finaliza Antero Pereira.

  A FIPAN 2010 acontecerá entre os dias 20 e 23 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo, das 13 às 21 horas (no último dia, a feira vai até as 19 horas), Rua José Bernardo Pinto, nº 333, com 36 mil m2 de área de exposição com volume de negócios iniciados em R$ 550 milhões e terá uma ilha especial para expositores franceses. É promovida pelos SINDIPAN-AIPAN-IDPC-SP, tem o apoio da FIESP, AIPESP, ABIP, FECOMERCIO e SINCOVAGA e conta com o patrocínio da Souza Cruz e AMBEV. Organização e vendas Seven. O credeciamento pode ser antecipado através do site www.fipan.com.br.

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

Padaria Moderna
tel.: (11) 5575-8870 | e-mails: comercial@padariamoderna.com.br - contato@padariamoderna.com.br
Rua Carlos Petit, 431 - Vila Mariana - São Paulo/SP

9 Online
  Nipotech